Pular para o conteúdo

Passionalidade x Racionalidade

11/08/2014
Foto: Rubens Chiri - Site oficial do São Paulo FC

Foto: Rubens Chiri – Site oficial do São Paulo FC

Após as últimas exibições, principalmente, as realizadas em casa, é muito aceitável uma opinião passional que diz que ninguém no time presta. Assim como é bastante aceitável ser mais racional e dizer que nem todos merecem nossas cornetadas lá da arquibancada.

Sempre achei que o torcedor de futebol é o ser mais incoerente que existe. Como não dá pra separar a paixão pelo time de qualquer opinião relacionada à ele, podemos errar a mão nas análises, sejam elas racionais ou passionais.

Com o salvo conduto da incoerência – e se você discordar, pode comentar o post depois – acho que dizer que todo nosso elenco não presta seria um exagero, mas a verdade é que não temos um bom elenco. No time titular, temos boas peças que fazem ou poderiam fazer a diferença. Mas há as perebas, cujas peças de reposição são piores ainda. Fica difícil pra deixar, ao menos, um time arrumado. Aí passamos a depdender dos lampejos dos que sabem jogar bola.

Ontem, tivemos um exemplo disso. Nossos homens de frente garantiram a vitória, frente a fragilidade da defesa adversária, mas a nossa frágil defesa poderia botar tudo a perder novamente, como vimos logo no primeiro lance do jogo. Não foi uma atuação brilhante, mas foi o suficiente pra não sermos ameaçados. As jogadas do Tolói, Paulo Miranda e Reinaldo Tiririca davam muito mais sustos.

Outro resultado que não fosse nossa vitória ontem fariam ecoar ainda mais as opiniões passionais e não dariam muita sustentabilidade as vozes da razão.

As peças são essas e dificilmente chegará mais alguém. Se o time não tomar o seu norte, continuaremos a ouvir e emitir diversas opiniões, sem saber se estamos sendo muito sensatos. Sem saber o que esperar desse time no restante do campeonato, recheado de outros times que também vivem o drama de não ter um bom elenco, mas com um outro se destacando justamente por reconhecerem isso e se organizarem da melhor maneira possível.

******

Apesar do aumento do preço das arquibancadas, bom público ontem no Morumbi (29 mil pessoas).
Pelo horário, pela data (dia dos pais), pela parcial de vendas durante a semana e pelos últimos resultados eu esperava bem menos.

******

Kaká foi mais discreto em seu retorno ao Morumbi do que em sua reestreia no SPFC, em Goiânia. Mas deu pra perceber como joga fácil aqui no Brasil, lugar cujo nível técnico deixa a desejar há tempos.

******

A “super lua” é a de baixo. Na foto que ilustra o nosso post ela tá bem mais bonitona.

No comments yet

Comente aqui