Pular para o conteúdo

Batam palmas para o fracasso!

14/08/2014

O SPFC foi eliminado da Copa do Brasil pelo Bragantino, perdendo por 3×1 em pleno Morumbi. Pela terceira vez seguida, por um time de menor porte. Não há absolutamente nada que desabone esse vexame.

Com essa eliminação, disputaremos a Copa Sul-Americana, que devido ao regulamento mal feito pela CBF, virou uma espécie de prêmio ao fracasso. Não tenho nada contra a competição em si. Acho bem legal e pra mim, teria que ser disputada paralelamente a Libertadores, nos moldes da Europa League em comparação com a Champions League.

Mas, com os moldes atuais de classificação a competição impostos pela CBF, “conquistar” a vaga através de uma eliminação desprestigia demais a disputa do torneio, mesmo que ele leve a disputa de outros torneios internacionais que podem render grana aos cofres do clube.

Entretanto, discutir as nossas preferências por torneio x ou y torna-se inútil quando o jogo é jogado. Não acho que o SPFC tenha preferido jogar a Sul-Americana e por conta disso, entregado o jogo ao Bragantino. Perdemos ontem porque o time é ruim mesmo. E mal treinado, mas muito mal treinado. Não é normal ficarmos apreensivos, cada vez mais, com cada bola que é alçada à nossa área.

Junte este problema com o fato de termos jogadores taxados como craques e diferenciados, mas que não são capazes sequer de chamar a responsabilidade. Ninguém no Brasil tem um time com 11 craques, mas dois ou três podem ditar o ritmo do time e fazer com o que o resto jogue bola.

Os sinais de alerta foram disparados o ano inteiro, mas parece que ninguém pelas bandas do Morumbi ou Barra Funda quer ver. Ou fingiram que não viram, mas preferiram viver num mundo de faz de conta. A torcida, felizmente, não embarcou nessa.

E após colecionarmos mais um fracasso, em nossos domínios, somos “premiados” com a vaga pra Sul-Americana. Com esse futebolzinho de quinta, passaremos um novo vexame e se bobear, no Morumbi, frente a outro time brasileiro.

Há quem comemore o fato da eliminação na Copa do Brasil nos levar a Sul-Americana e eu sou incapaz de compreender isso, mesmo com os motivos expostos nos parágrafos iniciais. Como torcer para o time que foi premiado pelo seu fracasso? E como achar boa essa situação?

Sei que isso vai contra os meus princípios e vai doer bastante, posso até me arrepender, mas não vou bater palma pra prêmio de consolação, não. Não comparecerei aos jogos da Sul-Americana.

Não incentivo ninguém a fazer isso. Essa é só uma resposta a tudo que vimos nos últimos tempos: de regulamentos esdrúxulos a um time incapaz de reconhecer as cagadas que fez e reagir. Passando pela falência do futebol brasileiro como um todo. Foi a única forma que encontrei.

Pra continuar sendo feito de trouxa, ainda tenho o Campeonato Brasileiro, que pretendo comparecer regularmente, sempre que eu puder.

Aplaudir o fracasso é algo que nunca vai entrar na minha cabeça. Parabéns aos responsáveis!

No comments yet

Comente aqui